sexta-feira, 20 de julho de 2012


MATIX
TRABALHO COM CÁLCULO MENTAL
Jogo para dois jogadores

O tabuleiro consiste em um quadriculado de 8 x 8 casas, mais 64 fichas. Pode-se usar um tabuleiro de damas, com peças de cartão. Nelas o aluno deverá escrever em bom tamanho os seguintes números:
(-10) duas vezes; (-5) três vezes; (-4) três vezes; (-3) três vezes; (-2) três vezes; (-1) três veze;
(zero) cinco vezes; (1) três vezes; ( de 2 até 5) cinco vezes; (6) seis vezes; (7, 8, 10) três vezes
(15) uma vez.

Na última peça deve-se desenhar uma estrela. Antes do início da partida, as fichas devem ser viradas para baixo, embaralhadas e distribuídas uma em cada casa do tabuleiro. Um dos parceiros é designado “linha”  e o outro, “coluna”. Após este procedimento as fichas podem ser desviradas.
Decide-se por sorteio quem fará o primeiro lance. Ambos movimentarão sempre a mesma peça- a estrela. Na sua vez, o jogador “linha” escolhe qualquer ficha que esteja na mesma linha que a estrela, retira-a do tabuleiro e põe a estrela em seu lugar. A peça retirada é ganha pelo jogador, que ao final somará todas as que estiverem em seu poder. O jogador “coluna”, então, escolhe qualquer ficha que esteja na mesma coluna que a estrela e procede de modo análogo. A estrela é retirada.
Ambos procederão desse modo alternadamente até que não reste nenhum número sobre o tabuleiro, ou até que alguém fique sem lance para fazer. Então, cada um soma suas fichas positivas e, , do total, subtrai as negativas. Quem tiver o maior resultado será o vencedor.
É possível regular a duração das partidas, disputando-as em tabuleiros reduzidos, mas sempre quadrados, para não prejudicar um dos participantes. Também é aconselhável limitar o tempo de reflexão, pois alguns se perdem nas análises, afogando-se nos números. 

Bons Ventos!

Nenhum comentário: