segunda-feira, 3 de junho de 2013

Jogos para 6º ao 9º ano
 Alquerque
OBJETIVO: Capturar ou bloquear todas as peças do adversário
MATERIAL: Tabuleiro e 24 peças (12 de cada cor).
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Avançando com o resto
OBJETIVO: Chegar em primeiro lugar ao espaço com a palavra FIM.
MATERIAL: Tabuleiro (ao lado) e 1 dado.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o cálculo mental com divisão e multiplicação e perceber o papel do 0, do 1 e do resto em uma divisão.

 Batalha Naval com Desafio
OBJETIVO: Acertar um navio e solucionar o desafio
MATERIAL: Tabuleiro e navios que devem ser dispostos no tabuleiro

 Borboleta
OBJETIVO: Capturar todas as peças do adversário
MATERIAL: Tabuleiro e 18 peças (9 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Brincando com Divisores
OBJETIVO: Cobrir casas do tabuleiro e obter a maior soma.
MATERIAL: Tabuleiro
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o cálculo mental e utilizar os conceitos de divisores e múltiplos na resolução de problemas.

 Brincando com Divisores e Múltiplos
OBJETIVO: Cobrir casas do tabuleiro e obter a maior soma.
MATERIAL: Tabuleiro
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o cálculo mental e utilizar os conceitos de divisores e múltipllos na resolução de problemas.

 Buscando somas iguais
OBJETIVO: Obter, após cada rodada, o maior número de somas iguais
MATERIAL: Tabela e 1 dado um dado com qualquer nº de faces
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o cálculo mental envonvendo adição e subtração, resolução de problemas

 Cinco em Linha (Adição)
OBJETIVO: Ser a primeira equipe a conseguir cobrir cinco números seguidos do tabuleiro maior, em qualquer direção (horizontal, vertical, diagonal)
MATERIAL: Tabuleiro e fichas (marcadores)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver estimativas, cálculo mental envonvendo adição e subtração, resolução de problemas.

 Cinco em Linha (Multiplicação)
OBJETIVO: Ser a primeira equipe a conseguir cobrir cinco números seguidos do tabuleiro maior, em qualquer direção (horizontal, vertical, diagonal)
MATERIAL: Tabuleiro e fichas (marcadores)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver estimativas, cálculo mental envonvendo multiplicação e divisão.

 Cordeiros e Tigres
OBJETIVO: Tigre: eliminar os cordeiros. Cordeiros: bloquear os movimentos dos tigres.
MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Desafio das frações
OBJETIVO: Obter o maior número de cartões
MATERIAL: 48 cartões contendo frações e 48 cartões contendo representação gráfica das frações
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Compreender o conceito de fração, comparar frações, noção de equivalência de frações, leitura e representação de frações, realizar cálculo mental com frações.

 Divisores
OBJETIVO:
MATERIAL:Tabuleiro (5x5) e dois conjuntos de peças com cores diferentes enumeradas de 1 a 100
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver cálculo mental envolvendo divisão e multiplicação.


 Divisores em Linha
OBJETIVO: Colocar 4 marcadores seguidos na horizontal, vertical ou diagonal.
MATERIAL:Dois tabuleiros, dois dados e marcadores
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver cálculo mental envolvendo divisão e multiplicação.

 Dominó das 4 cores
OBJETIVO:Compor um quadrado usando as peças de modo que as cores iguais não sejam vizinhos, nem mesmo nos cantos
MATERIAL: 18 peças
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Elaborar possíveis estratégias para resolver problemas.

 Dominó das Operações
OBJETIVO: Ser o primeiro a encaixar todas as suas peças.
MATERIAL: Dominó com operações
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Obter o dominio no cálculo mental usando as quatro operações fundamentais com números naturais

 Estrela 26 (estrela mágica)
OBJETIVO:Completar a estrela de modo que a soma dê 26
MATERIAL: Tabuleiro em forma de estrela
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver estimativas e cálculo mental envonvendo adição e subtração.

 Fanorona
OBJETIVO: Capturar as peças do adversário
MATERIAL: Tabuleiro e 44 peças - marcadores - 22 de cada cor
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Feche a caixa (Multiplicação)
OBJETIVO: Cobrir todas as casas do tabuleiro
MATERIAL: Tabuleiro, 40 marcadores e dois dados (1 de 6 faces e 1 de 10 faces)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver estimativa, cálculo mental envolvendo adição e multiplicação, manipulação algébrica.

 Gincana Matemática
OBJETIVO: Obter mais pontos
MATERIAL: Cartões com expressões numéricas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver cálculo mental envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

 Gnu
OBJETIVO: Retirar mais peças do adversário
MATERIAL: Tabuleiro e 22 peças (11 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Hasami Shogi
OBJETIVO: Capturar peças do adversário
MATERIAL: Tabuleiro 9x9 e 18 peças de cada cor
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Jogo da Corrente
OBJETIVO: Não marcar o último elo
MATERIAL: tabuleiros e marcadores
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Elaborar estratégias para vencer o jogo, desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Jogo da Velha Triangular
OBJETIVO: Ser o primeiro a alinhar três de suas marcas no tabuleiro
MATERIAL: Tabuleiro
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Elaborar estratégias para vencer o jogo, desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Jogo do Losango Ímpar
OBJETIVO: Obter um número ímpar através da soma
MATERIAL:Tabuleiro e marcadores numerados de 1 a 8

 Jogo dos Círculos
OBJETIVO: Marcar o último círculo
MATERIAL:Tabuleiro e marcadores

 Jogo dos Pontinhos
OBJETIVO: Somar mais pontos
MATERIAL: Folha de papel com malha pontilhada e lápis

 Kono
OBJETIVO: Bloquear ou eliminar o adversário.
MATERIAL:Tabuleiro e 16 peças (8 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Mancala
OBJETIVO: Obter maior quantidade de sementes que o adversário
MATERIAL: Tabuleiro retangular contendo 14 cavidades e 36 sementes.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico, noções de proporção e estratégia.

 Matix
OBJETIVO:Conseguir o maior número de pontos
MATERIAL: Tabuleiro (igual ao de damas ou xadrez) e 64 fichas com números negativos e positivos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Introduzir soma algébrica de números inteiros, e desenvolver o cálculo mental.

 Mu Torore
OBJETIVO: Bloquear as peças do adversário
MATERIAL:Tabuleiro e 2 conjuntos de 4 peças (marcadores) de cores diferentes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Onça e Índios
OBJETIVO:A onça tem que passar pelos índios, enquanto estes tem que bloquear a onça
MATERIAL:Tabuleiro e 5 peças/marcadores (4 de mesma cor para representar os índios e 1 de uma outra cor para ser a onça)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Pentaminós
OBJETIVO: Encaixar os pentaminós no tabuleiro
MATERIAL:Tabuleiro e pentaminós (justaposição de 5 quadrados, são 12 no total)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver habilidades de atenção e concentração, utilizar concietos geométricos, áreas e perímetro.

 Pescaria de Equações do 1º grau
OBJETIVO: Formar pares de cartas com equações do 1º grau e sua respectiva raiz
MATERIAL:peças com equações do 1º grau e rescpectivas raízes.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Resolução de equações do 1º grau, mentalmente; relacionamento das linguagens em prosa e algébrica; aplicação dos conceitos de álgebra e aritmética.

 Peralicatuma
OBJETIVO: Capturar ou bloquear as peças do adversário
MATERIAL:Tabuleiro e 46 peças/marcadores (23 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Picaria
OBJETIVO:Colocar três peças em linha reta
MATERIAL: Tabuleiro e 6 peças/marcadores ( 3 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Policiais e Ladrões
OBJETIVO:Eliminar ou bloquear as peças do adversário
MATERIAL: Tabuleiro e 22 peças/marcadores (11 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Pong Hau Ki
OBJETIVO: Bloquear os adversários
MATERIAL:Tabuleiro e 4 peças/marcadores ( 2 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Rastros
OBJETIVO: Deslocar a peça "rastro" para a sua casa final ou bloquear o adversário, impedindo-o de jogar
MATERIAL:1 tabuleiro quadrado 7 x 7; uma peça "rastro" e marcadores de duas cores (cerca de 20 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Elaborar estratégias para vencer o jogo, desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Rebeldes Chineses
OBJETIVO: General - alcançar o acampamento;
               Rebeldes - bloquear os movimentos do general.
MATERIAL:Tabuleiro e 21 peças/marcadores ( 20 para os rebeldes e 1 para o general)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Sempre 10
OBJETIVO: Colocar em cada ponto do tabuleiro as peças numeradas de 1 a 9
MATERIAL: Tabuleiro e peças numeradas de 1 a 9
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver cálculo mental envolvendo as operações de adição e subtração.

 Shisima
OBJETIVO: Colocar três peças em linha reta.
MATERIAL: Tabuleiro e 6 peças/marcadores (3 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver habilidades como a atenção e concentração.

 Soma 15 (quadrado mágico)
OBJETIVO: Obter soma 15
MATERIAL: 1 tabuleiro quadrado 3X3; - Peças numeradas de 1 a
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver cálculo mental envolvendo as operações de adição e subtração.

 Soma 28
OBJETIVO:Obter soma 28
MATERIAL: Tabuleiro 4x4 e 16 peças
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver cálculo mental envolvendo as operações de adição e subtração.

 Soma 34
OBJETIVO: Obter soma 34
MATERIAL:1 tabuleiro quadrado 4X4; - Peças numeradas de 1 a 16
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver cálculo mental envolvendo as operações de adição e subtração.

 Tablut
OBJETIVO:Suecos: Salvar o rei, levando-o para aqualquer casa da borda do tabuleiro.
              Russos: Capturar o rei, impedindo-o de chegar até a borda.
MATERIAL: Tabuleiro 9x9 e 25 peças/marcadores (16 para os russos e 9 para os suecos, sendo que uma peça dos suecos deverá ser diferenciada -maior- para ser o rei)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Tapatan
OBJETIVO: Colocar suas peças em linha reta
MATERIAL:Tabuleiro e 6 peças (3 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Toma Todo
OBJETIVO:Obter o maior número de peças possível
MATERIAL:Pião em forma de hexágono e peças (fichas)

 Torre de Hanói
OBJETIVO: Transpor os discos de uma torre à outra.
MATERIAL: Torres com discos (pode ser comprada em lojas especializadas)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver habilidades como a atenção e concentração.

 Traverse
OBJETIVO: Mover todas as peças de sua fileira inicial para o lado oposto do tabuleiro (fileira de destino)
MATERIAL:Tabuleiro e peças (2 triângulos, 2 losangos, 2 quadrados e 2 círculos)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Identificar em uma situação-problema as informações ou variáveis relevantes e elaborar possíveis estratégias para resolvê-las.

 Trinca
OBJETIVO:Obter o maior número de trincas realizando as 4 operações básicas
MATERIAL: 100 cartões numerados de 1 a 100

 Xadrez Chinês
OBJETIVO:Levar os peões de uma ponta a outra da estrela
MATERIAL: Tabuleiro e 45 peões em três cores
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Identificar em uma situação-problema as informações ou variáveis relevantes e elaborar possíveis estratégias para resolvê-las.

 Yoté
OBJETIVO: Capturar ou bloquear as peças do adversário
MATERIAL: Tabuleiro e 24 peças/marcadores (12 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.

 Zigue-zague
OBJETIVO:Alcançar a linha de chegada realizando operações de adição e subtração
MATERIAL: Tabuleiro numerado, 3 dados e 1 marcador para cada jogador
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver cálculo mental envolvendo as operações de adição e subtração.

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