Jogos para 6º ao 9º ano
Alquerque |
OBJETIVO: Capturar ou bloquear todas as peças do adversário
MATERIAL: Tabuleiro e 24 peças (12 de cada cor).
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Avançando com o resto |
Batalha Naval com Desafio |
OBJETIVO: Acertar um navio e solucionar o desafio
MATERIAL: Tabuleiro e navios que devem ser dispostos no tabuleiro
|
Borboleta |
OBJETIVO: Capturar todas as peças do adversário
MATERIAL: Tabuleiro e 18 peças (9 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Brincando com Divisores |
Brincando com Divisores e Múltiplos |
Buscando somas iguais |
Cinco em Linha (Adição) |
Cinco em Linha (Multiplicação) |
Cordeiros e Tigres |
OBJETIVO: Tigre: eliminar os cordeiros. Cordeiros: bloquear os movimentos dos tigres.
MATERIAL: Tabuleiro e pinos (marcadores)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Desafio das frações |
Divisores |
OBJETIVO:
MATERIAL:Tabuleiro (5x5) e dois conjuntos de peças com cores diferentes enumeradas de 1 a 100
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver cálculo mental envolvendo divisão e multiplicação.
|
Divisores em Linha |
Dominó das 4 cores |
Dominó das Operações |
Estrela 26 (estrela mágica) |
OBJETIVO:Completar a estrela de modo que a soma dê 26
MATERIAL: Tabuleiro em forma de estrela
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver estimativas e cálculo mental envonvendo adição e subtração.
|
Fanorona |
OBJETIVO: Capturar as peças do adversário
MATERIAL: Tabuleiro e 44 peças - marcadores - 22 de cada cor
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Feche a caixa (Multiplicação) |
Gincana Matemática |
OBJETIVO: Obter mais pontos MATERIAL: Cartões com expressões numéricas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver cálculo mental envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
|
Gnu |
OBJETIVO: Retirar mais peças do adversário
MATERIAL: Tabuleiro e 22 peças (11 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Hasami Shogi |
OBJETIVO: Capturar peças do adversário MATERIAL: Tabuleiro 9x9 e 18 peças de cada cor
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Jogo da Corrente |
OBJETIVO: Não marcar o último elo
MATERIAL: tabuleiros e marcadores
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Elaborar estratégias para vencer o jogo, desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Jogo da Velha Triangular |
Jogo do Losango Ímpar |
OBJETIVO: Obter um número ímpar através da soma MATERIAL:Tabuleiro e marcadores numerados de 1 a 8 |
Jogo dos Círculos |
OBJETIVO: Marcar o último círculo
MATERIAL:Tabuleiro e marcadores
|
Jogo dos Pontinhos |
OBJETIVO: Somar mais pontos
MATERIAL: Folha de papel com malha pontilhada e lápis
|
Kono |
OBJETIVO: Bloquear ou eliminar o adversário.
MATERIAL:Tabuleiro e 16 peças (8 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Mancala |
Matix |
Mu Torore |
OBJETIVO: Bloquear as peças do adversário
MATERIAL:Tabuleiro e 2 conjuntos de 4 peças (marcadores) de cores diferentes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Onça e Índios |
Pentaminós |
Pescaria de Equações do 1º grau |
Peralicatuma |
OBJETIVO: Capturar ou bloquear as peças do adversário
MATERIAL:Tabuleiro e 46 peças/marcadores (23 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Picaria |
OBJETIVO:Colocar três peças em linha reta
MATERIAL: Tabuleiro e 6 peças/marcadores ( 3 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Policiais e Ladrões |
OBJETIVO:Eliminar ou bloquear as peças do adversário
MATERIAL: Tabuleiro e 22 peças/marcadores (11 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Pong Hau Ki |
OBJETIVO: Bloquear os adversários
MATERIAL:Tabuleiro e 4 peças/marcadores ( 2 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Rastros |
Rebeldes Chineses |
Sempre 10 |
Shisima |
OBJETIVO: Colocar três peças em linha reta.
MATERIAL: Tabuleiro e 6 peças/marcadores (3 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver habilidades como a atenção e concentração.
|
Soma 15 (quadrado mágico) |
OBJETIVO: Obter soma 15
MATERIAL: 1 tabuleiro quadrado 3X3; - Peças numeradas de 1 a
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver cálculo mental envolvendo as operações de adição e subtração.
|
Soma 28 |
OBJETIVO:Obter soma 28
MATERIAL: Tabuleiro 4x4 e 16 peças
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver cálculo mental envolvendo as operações de adição e subtração.
|
Soma 34 |
OBJETIVO: Obter soma 34
MATERIAL:1 tabuleiro quadrado 4X4; - Peças numeradas de 1 a 16
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver cálculo mental envolvendo as operações de adição e subtração.
|
Tablut |
Tapatan |
OBJETIVO: Colocar suas peças em linha reta MATERIAL:Tabuleiro e 6 peças (3 de cada cor) COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo. |
Toma Todo |
OBJETIVO:Obter o maior número de peças possível
MATERIAL:Pião em forma de hexágono e peças (fichas)
|
Torre de Hanói |
Traverse |
Trinca |
OBJETIVO:Obter o maior número de trincas realizando as 4 operações básicas
MATERIAL: 100 cartões numerados de 1 a 100
|
Xadrez Chinês |
Yoté |
OBJETIVO: Capturar ou bloquear as peças do adversário
MATERIAL: Tabuleiro e 24 peças/marcadores (12 de cada cor)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
|
Zigue-zague |
Nenhum comentário:
Postar um comentário